segunda-feira, 17 de maio de 2010
Pirataria
Muita informação que aqui colocámos foi apagada. Não sabemos quem é culpado!
O que se pode dizer é que os alunos estiveram a trabalhar aqui desde o inicio do ano e agora que íamos terminar o nosso trabalho demos de caras com esta parvoíce de terem apagado informação e fotos das aulas práticas.
Que pena!
Que falta de respeito que há em relação ao trabalho dos colegas.
terça-feira, 4 de maio de 2010
Desenvolvimento embrionário
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Vasodilatação e Vasoconstrição
Os mecanismos de termorregulação são regulados por uma estrutura do sistema nervoso designada hipotálamo.
O hipotálamo, entre muitas outras funções, é responsável pela regulação da temperatura corporal, funcionando como um termóstato.
Na pele, existem células termo-sensoriais, que funcionam como receptores do calor e do frio. Quando estimuladas, estas células geram impulsos nervosos, que são conduzidos pelos nervos sensitivos e pela medula espinal até ao hipotálamo.
O hipotálamo está ligado ao centro vasomotor localizado no bolbo raquidiano, cuja função é provocar a dilatação dos vasos sanguíneos- Vasodalatação - ou a sua contracção - Vasocontrição.
A dilatação dos vasos sanguíneos da pele - vasodilatação periférica - permite o aumneto da perda de calor. Por outro lado, a vasocontrição periférica diminui a essas perdas, pois as trocas de calor são menores, contribuindo, assim para o retorno da tempratura para o nível normal.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Reprodução humana
O que é reprodução
É o processo pelo qual se torna possível a continuidade das espécies. Esta pode ser sexuada ou assexuada.
A espécie humana reproduz-se sexuadamente, produzindo células sexuais designadas por células germinativas ou gâmetas. Dois gâmetas um masculino o espermatozóide, e outro femenino, o ócito secundário são produzidos por órgãos sexuais específicos, as gónadas. Para se formar uma nova vida é necessário que todo o sistema reprodutor masculino e femenino funcionem.
Os sistemas reprodutores masculino e femenino humano são constituídos por três tipos de orgãos:!1) gónadas, os testículos no homem e os ovários nas mulheres; 2)Os canais ou ductos, que transportam as células sexuais e 3)O aparelho reprodutor externo.
Os órgãos do sistema reprodutor masculino estão representados na figura acima, verificando-se que os espermatezóides segregados nos testículos são armanezados noepidídimo, e no seu trajecto ao longo do vaso deferente e da uretra recebem as secreções das glândulas sexuais acessórias, formando o sémen. O pénis contém a uretra por onde se efectua a ejaculação do sémen e a eliminação da urina. No homem, os testículos são os órgãos sexuais primários por serem responsáveis, pela produção de espermatezóides ao nível dos túbulos seminíferos, para além de elaborarem a hormona sexual masculina - Testosterona - nas células intersticiais.
A mitose é o processo que distribui igualmente as cópias doplicadas do ADN acomulado em conjuntos doplicados de cromossomasa, ás novas células filhas. As células são deste modo geneticamente identicas uma a outra e á celula da qual derivam.
A Meiose é uma formula escpecializada de divisão celular que se encontra nos tecidos reprodutores dos organismos com reprodução sexuada. Na Meiose ocorre duas divisões seguidas para reproduzir 4 celulas; neste caso, contudo, cada celula contem somente metade do ADN, acomulado em metade do cromossomas da celula de origem.
Na mulher:
A oogénese envolve os fenómenos da meiose e maturação. A oogénse ocorre nos ovários e inicia-se nos indivíduos do sexo feminino ainda antes do seu nascimento. Após o primeiro mês de vida intra - uterina, as células dos ovários diferenciam-se em oogónias e sofrem várias divisões mitóticas, migrando para o córtex dos ovários. No final do quinto mês de vida intra - uterina, quando terminam as mitoses, cada ovário contém cerca de 3 milhões de oogónias, embora a maioria delas atresia, degenere e morra. As restantes oogónias sofrem uma divisão mitótica final, tornando-se em oócitos primários. Eles entram em meiose, que é interrompida no estado de prófase I, assim permanecendo até que seja estimulado a completar a divisão para se dar ovulação. A partir da puberdade ocorre a diferenciação de um oócito a cada 28 dias. O oócito primário diplóide completa a primeira divisão meiótica, daí resultando duas células de diferente humano, ambas com 23 cromossomas, cada um contendo duas cromátides: o primeiro corpo polar e o oócito secundário. Então começa a meiose II e é interrompida, formando-se o folículo de Graaf, que irá libertar o oócito secundário por ovulação.
Regulação do organismo
- O ser humano é um ser homeotérmico ou endotérmico, isto é, possuí a capacidade de manter a temperatura corporal dentro de um certo intervalo predeterminado, apesar das variações térmicas do meio ambiente - Homeostasia Térmica.
Por outro lado, há animais cuja temperatura varia com as alterações da temperatura do meio, dizem-se poiquilotérmicos. Os animais, como o lagarto, cuja taxa metabólica não contraria as alterações de temperatura e, por isso, dependem largamente das fontes de calor externas, designam-se ectotérmicos.
Intervenientes na regulação da temperatura corporal:
- Para a manutenção de uma temperatura corporal estável é essencial a integridade de todos os elementos envolvidos na sua regulação, nomeadamente os sensores térmicos, o centro integrador e os sistemas eferentes.
Centro Integrador: Hipotálamo
Receptores: Sensores hipotalámicos, órgãos corporais profundos(Medula espinal, vísceras, vasos sanguíneos) e pele
Efectores: Vasos sanguíneos, pele, adipócitos e células
(para ampliar a imagem clica em cima da mesma.)
segunda-feira, 12 de abril de 2010
ACABAMENTOS
Como os rapazes andaram lentos muita matéria não foi inserida aqui no blog.
De castigo foram divididos em novos grupos e têm mais um polícia a vigiar que é o Hugo.(coitado do Hugo).
- O Kiritson vai trabalhar com o João;
- O Paulo o Zé e o Álvaro vão tratar da regulação do organismo;
- O André e o Gustavo vão tratar da reprodução humana!
Como eles vão ficar cansados, coitadinhos..... :)
Adoro os meus alunos mas.... detesto a preguiça deles!!!!!!!!!!!!!
....
ACABOU!
O 2º Período já se foi!
As notas..... hum..... umas boas outras nem por isso! No entanto, o balanço é positivo!
Os meninos estiveram um bocadinho lentos durante o 2º Período. Foi da chuva e do mau tempo!
Veio a Páscoa e, com ela um bocadinho de descanso.
AGORA vem a etapa final!Hoje prometeram que vão estudar.... ai que veio o 3º Período!.....
VAI CORRER TUDO BEM!
AO TRABALHO! JÁ IMEDIATAMENTE!
quinta-feira, 18 de março de 2010
mecanismos de actuação da insulina
O sistema endócrino é,também, responsável pelo controlo e integração de mecanismos do metabolismo celular, por intermédio de hormonas segregadas pelas glândulas endócrinas.
Estas glândulas desempenham várias funções:
- nervosas,sexuais,morfogenéticas,metabólicas e de equilíbrio endócrino.
- As hormonas produzidas pelao sistema endócrino apenas modificam as reacções já existentes. Uma vez sintetizadas são transportadas pelo sangue para determinadas partes do corpo,onde vão desencadear uma resposta fisiológica.
- as hormonas:
- actuam em baixas concentrações,
- exercem efeito directo sobre as células alvo, que reagem desenvolvendo uma resposta química à presença da hormona.
- as células alvo possuem na membrana ou no citoplasma , receptores (proteínas) que se combinam,especificamente,com as moléculas da hormona.
- os processos de retroalimentação positiva ou negativa regulam a secreção hormonal.
- a retroalimentação negativa limita os excessos de hormona e dos seus produtos/acções.Quando os produtos estão em execesso a secreção hormonal é inibida; quando os produtos estão em defeito a secreção é estimulada.
- as hormonas regulam-se mutuamente;
- o resultado do mecanismo de regulação hormonal é a manutenção dos valores de secreção hormonal num nível constante- ponto de ajuste do sistema homeostático
(Para ampliar a imagem, clica na mesma)
Sistema Hormonal
O sistema endócrino, tal como o sistema nervoso, é responsável pelo controlo e integração das actividades orgânicas, por intermédio de hormonas segregadas pelas glândulas endócrinas.
As glândulas endócrinas são, em geral, pequenos orgão cujo peso não excede algumas gramas e manifesta uma intensa vascularização, facto esse relacionado com a sua função, isto é, a necessidade de as secreções passarem, fácil e rapidamente, para a corrente sanguínea. A inervação das glândulas endócrinas é feita por fibras do SNC, o qual, por sua vez, é estimulado por agentes dos meios interno e externo, existindo, deste modo, uma interacção entre os dois sistemas de regulação
A hipófise é a glândula responsável por controlar a actividade endócrina
Tiróide - Tiroxina - Estimula o consumo de oxigénio, o desenvolvimento dos ossos e dos dentes e o desenvolvimento mental e sexual
- Calcitocina - Decresce a concentração de cálcio no sangue.
Hipófise - Adeno-Hipófise (Lóbulo anterior)
- Hormonas trópicas - Promovem a síntese e a libertação de hormonas pelas glândulas adrenais e glândulas sexuais.
- Hormona de crescimento - Promove o crescimento dos ossos e dos músculos.
- Prolactina - Estimula a secreção de leito
- Neuro-Hiófise (Lóbulo posterior)
- Hormona antidiurética - Regula a retenção de água pelo rim.
- Oxitocina - Promove a contração do útero e a libertação do leite.
Paratiróides - Paratormona - Aumenta a concentração de cálcio e de fosfato no sangue
Pâncreas - Insulina - Regula a utilização de glicose pelas células
- Glucagina - Promove a conversão de glicogénio em glicose no fígado
Ovários - Estrogénio e progesterona - Regulam a maturação sexual feminina, a ovulação e a gravidez
Testículo - Testosterona - Regula a maturação sexual masculina e a espermatogénese.
Adrenais - Córtex - Aldosterona - Estimula a reabsorção de Na+ e regula a formação de urina pelo rim.
- Cortisol e outros esteróides - Controlam o metabolismo da água, dos electrólitos e dos glícidos
- Medula - Adrenalina - Estimula a degradação do glicogénio em glicose, vasodilatadora nos músculos
- Noradrenalina - Vasoconstritora
(para ver a imagem em tamanho normal clica em cima da mesma.)
mecanismos de regulação do sistema nervoso
- A homeostasia resulta de mecanismos de retroalimentação (feed back) negativa ou positiva.
- retroalimentação negativa - a resposta a um estímulo contraria a alteração
- retroalimentação positiva - a resposta ao estímulo amplia a alteração.
quinta-feira, 11 de março de 2010
reflexos e arcos reflexos
- a contracção dos músculos esqueléticos por todo o corpo
- a contracção dos músculos lisos dos orgãos internos
- secreção de glândulas em muitas partes do corpo.
Estas actividades constituem as funções motoras do sistema nervoso, sendo os músculos e as glândulas designados por orgãos efectores pois são os responsáveis por desenvolver as respostas aos estímulos.
O controlo homeostático do nosso organismo tem como base uma sequência de estímulo - resposta, o reflexo. Emsentido estrito reflexo é uma resposta involuntária, não premeditada e não aprendida, a um determinado estímulo.
Em várias ocasiões o indivíduo tem consciência do estímulo e/ou resposta. Nos reflexos que regulam o meio interno não existe qualquer consciência por parte do indivíduo. Há respostas que parecem automáticas mas são o resultado da aprendizagem e da prática do indivíduo. Estes são os reflexos aprendidos ou adquiridos
Arco reflexo é a via que medeia um determinado reflexo. O arco reflexo é a unidade funcional mais simples do sistema nervoso, capaz de detectar uma alteração e produzir a resposta a essa alteração. A via seguida pelos impulsos nervosos para completarem o arco reflexo consiste em dois ou mais neurónios em série, que conduzem o impulso nervoso do exterior para o interior do SNC e deste para outro local do corpo, onde vai provocar uma reacção.
o que acontece quando o martelo bate no joelho?
- o pé tem um movimento ascendente.
Estímulo- martelo
Resposta - os músculos contraem fazendo com que o pé se mova.
OUTROS RFLEXOS:
ESTÍMULO RESPOSTA
Aroma da comida favorita salivação
Mau cheiro náusea
Um insecto dirige-se aos olhos Piscar de olhos
Uma luz brilhante incide nos olhos Pupilas diminuem
http://www.sumanasinc.com/webcontent/animations/content/reflexarcs.html
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Sistema nervoso - Neurónio
O Neurónio
- A célula fundamental do sistema nervoso é o neurónio, este é capaz de produzir e conduzir impulsos eléctricos, chamados impulsos nervosos. No neurónio encontramos três regiões:
Dendrites, filamentos relativamente curtos e extremamente ramificados;
Corpo celular, região de maior volume onde se encontra o núcleo da célula
Axónio, uma região filamentosa única e alongada que emerge a partir do corpo celular e se ramifica na sua extremidade. O impulso nervoso percorre o neurónio iniciando-se nas dendrites, passando pelo corpo celular e indo em direcção á parte terminal do axónio
Além dos neurónios, o tecido nervoso possui as chamadas células da glia ou neuróglia. Incapazes de gerar e propagar a electricidade, mas importantes na manutenção das condições adequadas á sobrevivência dos neurónios no tecido, fornecendo-lhes sustentação, nutrição e protecção contra agentes patogénicos.
Constituição Sistema Nervoso
Função do SNC - Coordenar e processar a informação
Função do SNP - Enviar informação ao resto do corpo